Tenha metas claras e seja imbatível

Sua empresa tem a sua personalidade e seus valores
10 de setembro de 2014
Teoria da Consciência dos Relacionamentos®: Uma Visão Geral
18 de setembro de 2014
Ver tudo

Havia um atleta experiente que praticava salto com vara. Em cada séria de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo no mínimo oito vezes. Um dia, ele aceitou um convite para fazer uma série de dez saltos, porém com uma pequena diferença: no alto das traves não haveria nenhum sarrafo a ser ultrapassado.

Depois de realizar os saltos, ele afirmou que aquela experiência não havia alterado em nada sua técnica de salto nem seu desempenho. Mas o que ele não sabia era que pesquisadores haviam instalado um sensor eletrônico na altura de onde ficavam os sarrafos.

O resultado mostrado pelo sensor foi que na série de dez saltos a barra eletrônica só foi ultrapassada quatro vezes, ou seja, um índice bem abaixo do desempenho normal do atleta.

Isso mostra como é fundamental não só o estabelecimento de metas para o ser humano, como também é preciso tê-las em seu campo visual constantemente. Nosso cérebro funciona principalmente por comparação e se você tem não tem o destino final para que ele possa avaliar os esforços necessários para chegar lá, ele diminui a prioridade do objetivo. Aquilo que não está no campo de visão para comparar deixa de ser importante.

Por mais que o esportista tivesse se esforçado para executar os saltos como normalmente fazia, o simples fato de não visualizar a meta a ser ultrapassada comprometeu seu desempenho. Quando uma pessoa não tem metas claras a serem alcançadas, não podemos esperar que atinja bons resultados, como o atleta. Um bom gerente, um bom líder, um bom empreendedor estabelece metas a serem seguidas e as divulga também entre seu pessoal, para que toda a equipe possa “dar o salto com o esforço adequado e necessário para ultrapassar o sarrafo”.

Defina suas metas de forma clara, objetiva, sabendo exatamente aquilo que quer alcançar, especificando detalhes, valores, quantidades. Muito importante também é definir a data realística para alcançar essa meta, estabelecendo dia/mês/ano, e assim estará programando o tempo para que aja e conquiste esse seu objetivo. Lembre-se que suas metas devem ter um significado pessoal e especial, devem ser importante para você, algo que te desafie e te realize a cada passo para a conquista!

Daniela Dias
Master Trainer em PNL