Retome sua AutoEstima

Desenvolva sua Capacidade de Comunicação para ter Sucesso
10 de setembro de 2014
Sua empresa tem a sua personalidade e seus valores
10 de setembro de 2014
Ver tudo
autoestima

retome sua autoestima

Autoestima é um termômetro de como você se vê

Ela define quem você é e quem você será, ou seja, seus resultados!

Para alguns a autoestima é um estado de espírito onde a pessoa se sente feliz com o que faz, com suas conquistas e principalmente com o que ela é. Geralmente estas pessoas são objetivas, sabem o que querem da vida e fazem acontecer, não se deixando influenciar por opiniões de terceiros. Estas pessoas possuem sua auto-estima em alta e encaram a vida de uma forma positiva e muito mais leve, usando seu tempo para construir seu sucesso.

Para outros a autoestima está ligada com o que ela tem e se importam demasiadamente com os julgamentos das outras pessoas. Na maior parte de seu tempo ficam preocupadas em agradar aos outros, deixando de lado suas verdadeiras vontades ou sonhos. Consequentemente sua auto-estima fica na maior parte do tempo em baixa, pois não é possível agradar a todos sempre. Um pequeno olhar, palavra ou gesto de desaprovação faz a pessoa se sentir diminuída e inadequada. Em casos extremos as pessoas entram em depressão por não saberem lidar com os sentimentos negativos que vem junto neste pacote.

Você pode se encaixar em um destes dois perfis ou estar em algum lugar entre um e outro. Mas lembre-se, autoestima não é só isso! Ela engloba diversos fatores mais, mas esta é uma maneira didática para você entender o que acontece com você. Com isso você consegue entender também o que acontece com as pessoas à sua volta. Autoestima é um presente que só você pode se auto dar, principalmente porque você é a única pessoa que tem controle sobre ela.

Refletindo sobre as pessoas com alta e as com baixa autoestima te pergunto: o que elas têm em comum? A princípio parecem pessoas que vivem em dois universos diferentes, um positivo e feliz e outro negativo e triste. O que elas têm em comum, além de serem seres humanos, é que elas possuem a mesma capacidade de escolher! Umas escolhem um estado interior que as fortalecem e buscam, criam, aquilo que faz bem para elas. As outras não, ficam paralisadas, esperando que algo aconteça de diferente. As situações e necessidades da vida são semelhantes para todos. O que muda são os comportamentos e as decisões que cada uma tem perante os desafios do dia a dia.

O mais importante é que podemos viver de bem com a vida. Às vezes só nos falta saber quais os caminhos que precisamos buscar para alcançarmos nosso nível de sucesso e confiança. O primeiro passo para que você retome sua autoestima é você saber o que é que você gosta. O que te faz feliz, o que você acredita que seja bom para você? A única condição é que isso tudo seja única e exclusivamente dependente de você fazer, sentir, ver ou ouvir. Lembre-se do que te faz bem, seja uma música, um momento especial, uma fotografia, um sonho, um doce. Tem quem goste de uma viagem, uma corrida, um trabalho manual, etc. Ponha a mão na massa e faça, procure, encontre o que te faz bem e faça disso um evento marcante para sua vida.

Vamos a um pequeno exercício?

Escolha um momento que te faz bem. Por exemplo, se aquela viagem foi um momento incrível, feche seus olhos e reviva esta viagem. Permita-se sentir as sensações, olhar para a paisagem e escutar os seus sons. Curta este momento de prazer ou talvez até de conquista. Agora imagine ou planeje a sua próxima viagem. Ela te faz muito bem e te dá uma nova energia para continuar sonhando. Ela te traz muito mais energia e vontade de renovar sua vida. Sinta este bem estar e esta renovação e lembre-se que você é quem está no comando. Lembre-se que é você quem decide agora retomar a sua autoestima!

Daniela Dias
Master Trainer em PNL