Comunicação é uma Arte

 

HR_FAN2011886A comunicação é inerente ao ser humano. O tempo todo somos chamados a interagir com as pessoas através das palavras ou através de nosso não verbal e nem sempre nos sentimos preparados para isso. Muitas pessoas não conseguem viver sua vida plenamente porque têm obstáculos internos que o impedem ou o inibem de avançar e vencer. A grande maioria não sabe que este limite acontece por não ter aprendido ferramentas de comunicação em sua formação básica de ser humano e isso acaba limitando sua capacidade de expressar suas ideias, vontades, sonhos e objetivos em sua vida.

A PNL tem como base de sua formação o foco na comunicação, que é parte essencial da programação da mente de forma consciente. Poder falar da forma como o cérebro aprende e entende é aprender a arte de se comunicar consigo mesmo e com qualquer outra pessoa. Entender o que se fala e de que lugar se fala faz toda diferença na hora de se comunicar e atingir resultados.

A mesma palavra pode ser interpretada de diversas formas. Encontrar ou saber a melhor forma de internaliza-la é o que vai te trazer os melhores resultados e desempenho nas atividades diárias. Por exemplo, se você ouve alguém dizer que você é fraco, você pode se conformar com isso e desistir de fazer outras atividades ou você pode entender isso como um feedback e buscar os recursos para você se tornar forte. Isto parece lógico em teoria, mas na prática a maioria das pessoas desistem em vez de buscarem força, pois não sabem lidar com a dor de ser chamado de fraco. Entram em um diálogo interno depreciativo que as fazem fugir em vez de lutar.

A PNL tem muito para te ajudar a mudar esta e outras realidades em sua vida, venha conhecer mais aqui no IPPNL. Cadastre-se para receber nossa news.

 

A Comunicação na Liderança

1137472651-89120Temos o pressuposto essencial da PNL que diz que a responsabilidade da comunicação é do comunicador. Se o outro não entender a sua mensagem, a responsabilidade pelos resultados é sua, pois você não verificou se o que ele entendeu foi o que você quis dizer efetivamente. Muitos mal entendidos nos resultados de uma comunicação se devem a este fato e de repente você está precisando aprender como seu interlocutor entende e traduz suas palavras para seu próprio mundo. Quando você traz este pressuposto para sua vida, você se torna automaticamente um grande líder, com o poder de conseguir engajar as pessoas com o resultado desejado efetivamente e não deixar que elas façam o que imaginaram que você disse.

Tenha uma comunicação mais eficaz com a PNL!

 

O maior medo na Comunicação:

Falar em Público

publico

Falar em público é um desafio para a grande maioria das pessoas no mundo e muitas vezes vem acompanhado de um grande sofrimento físico e emocional. Este medo chega a ser maior do que o medo da morte e lá na sua essência, está ligado com a questão do julgamento que envolve o medo de não ser aceito, medo da exposição, medo da avaliação negativa, medo de errar, da reprovação ou mesmo do ridículo.

Para algumas pessoas, só o fato de pensar em falar em público já parece uma situação tão ameaçadora, que o seu corpo cria inúmeras formas possíveis para proteger-se. Pessoas que têm medo de falar em público geralmente relatam sintomas físicos parecidos como sensação de tremor, taquicardia, sudorese, dores estomacais, dores de cabeça, congelamento ou até sensação de desmaio.
Todos esses medos e seus sintomas, fragilizam a coragem e travam a capacidade da pessoa de enfrentar o desafio proposto de exposição.  O famoso “deu branco” que aparece em situações de testes ou avaliações é um exemplo disso. A pessoa estuda e se prepara com esmero e na hora H esquece tudo o que leu, ouviu e se perde nas sensações desconfortáveis do medo.

Quando você conhece seus pontos fortes e domina suas emoções em uma apresentação, automaticamente você ganha segurança e naturalidade para falar e se expressar, seja para um público grande ou seja para um pequeno. Na verdade, o tamanho do público deixa de ser importante, pois quando se está preparado para falar sobre um assunto e seguro de si, você não fala para um público, você fala para cada pessoa que está ali presente, como se fosse  conversar com alguém que você conhece há muito tempo.

Da mesma forma que procuramos um especialista para tratar de uma dor física,  muitas vezes precisamos de um especialista para tratar das dores emocionais e nos ajudar a nos libertarmos dos limites impostos pelo passado em nossas vidas. Não deixe que as limitações dirijam a sua vida, tome as rédeas em suas mão e assuma o controle e a direção para seu futuro de sucesso.

O IPPNL está a sua disposição para te ajudar a se libertar dessas dores emocionais. Entre em contato com a gente e conte sua história: