Desenvolva sua Capacidade de Comunicação para ter Sucesso

Glossário de termos de PNL
10 de setembro de 2014
autoestima
Retome sua AutoEstima
10 de setembro de 2014
Ver tudo

Quem não se comunica, se estrumbica!

Hoje grande parte do trabalho realizado nas empresas e para as empresas, não são os procedimentos técnicos e administrativos ou a venda de produtos e serviços. Produtos e Serviços podem ser iguais entre os diversos concorrentes. Empresas pequenas, médias ou grandes têm o mesmo desafio no mercado e muitas vezes apenas o tamanho é a diferença. Assim, o sucesso de cada uma no mundo globalizado se dá hoje pela capacidade de comunicação interna entre os vários níveis hierárquicos, abrangendo todas as áreas da empresa, e pela comunicação externa desde o fornecedor até o consumidor final.

Os grandes líderes do mundo sempre tiveram algo em comum, a arte de se comunicar com grandes massas populares e conseguir resultados excepcionais. A maioria dos discursos falam sobre sonhos, sobre uma visão, uma inovação, baseadas em histórias contadas com emoção, com força, envolvendo e vendendo suas ideias e ideais.

Aprendemos com eles que a comunicação eficaz está no fato de que é preciso saber quais informações precisam ser comunicadas e então encontrar uma forma de comunicá-las, saindo do “o que” e chegando no “como” que é como se envolve o ouvinte. Grande parte dos conflitos nos relacionamentos interpessoais podem ser evitados sabendo usar esta comunicação eficaz.

O que é falado em uma conversa com alguém é importante, mas representa apenas 7% da comunicação efetiva que é feita. O seu não verbal que é o como falar é mais importante do que o seu verbal. No processo de comunicação ele é o responsável pelos 93% restantes da conversa, se subdividindo em 38% no seu tom de voz e em 55% na sua fisiologia que engloba seus gestos, expressões, postura e respiração.

Por que o não verbal é tão importante no processo? Porque o cérebro processa todas as informações por meio de imagens, assim ver alguém falar causa mais impacto ao cérebro do que o conteúdo passado. Se uma imagem da pessoa não é vista como no caso de um telefonema, sua voz é ouvida e consequentemente a mente traz ou cria uma imagem de quem está falando pelo tom de voz, pelo timbre, pelo volume e velocidade da fala da outra pessoa.
Já a comunicação escrita faz com que a pessoa crie uma imagem do que está escrito e crie uma história para contextualizar as palavras, retornando à forma de processamento de informações do cérebro.

Compreendendo a forma de comunicação dos grandes líderes e o processamento cerebral, podemos exercitar a comunicação através de técnicas direcionadas para nos tornarmos grandes comunicadores em nosso meio profissional e pessoal. É importante salientar que quanto mais você cresce em sua carreira, a comunicação vai se tornando exponencialmente mais difícil e essencial para o seu sucesso e o diferencial de sua empresa. Por isso é importante investir em técnicas de comunicação para poder se adaptar às exigências de cada posição de trabalho.

Uma das ferramentas que te ensina a como se comunicar melhor é a Programação NeuroLinguística (PNL), através de vários exercícios e técnicas para você identificar suas dificuldades, seja falar em público ou ter que conversar com seu chefe, até aprender a se comunicar melhor como seus familiares. Venha conhecer a PNL conosco!

Daniela Dias.
Master Trainer em PNL